Os sacramentos instituídos por Nosso Senhor Jesus Cristo são sete :
1) Batismo.2) Confirmação ou Crisma.3) Eucaristia.4) Penitência ou Confissão.5) Unção dos enfermos.6) Ordem sacerdotal.7) Matrimônio.
Os sacramentos são sinais sensíveis instituídos por Nosso Senhor Jesus Cristo para significar e produzir a graça santificante na pessoa que os recebe dignamente.
SINAIS: algo que envolve um significado para representar outra coisa, como, por exemplo, a bandeira representa a pátria.
SENSÍVEIS: que podemos perceber pelos sentidos corporais, como a água do batismo, o pão e o vinho da Eucaristia.
INSTITUÍDOS POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO: Somente Ele pode fazê-lo, já que a graça santificante que confere os sacramentos brota de um manancial único, que é o coração transpassado de Cristo.
PARA SIGNIFICAR E PRODUZIR GRAÇA SANTIFICANTE: e assim a água do Batismo lava o corpo do batizado para significar a purificação de sua alma que fica limpa de todo pecado; a Eucaristia nos é dada em forma de alimento corporal (sob as aparências de pão e vinho) para significar o alimento espiritual da alma que recebe a graça eucarística, etc.
NA PESSOA QUE OS RECEBE DIGNAMENTE: ou seja, sem colocar nenhum obstáculo voluntário.
Faremos breves comentários sobre cada um dos sacramentos.
1. BATISMO
O Sacramento do Batismo confere a primeira graça santificante, que apaga o pecado original e também o atual, se o há; perdoa toda a pena por eles devida; imprime o caráter de cristão; faz-nos filhos de Deus, membros da Igreja e herdeiros do Paraíso, e torna-nos capazes de receber os outros Sacramentos.
2. CONFIRMAÇÃO ou CRISMA
A Confirmação faz-nos perfeitos cristãos, confirmando-nos na fé, e aperfeiçoando em nós as outras virtudes e os dons recebidos no santo Batismo; e é por isso que se chama Confirmação.
3. EUCARISTIA
A Eucaristia é um Sacramento que, pela admirável conversão de toda a substância do pão no Corpo de Jesus Cristo, e de toda a substância do vinho no seu precioso Sangue, contém verdadeira, real e substancialmente o Corpo, Sangue, Alma e Divindade do mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor, debaixo das espécies de pão e de vinho, para ser nosso alimento espiritual.
Eu acredito que no Sacramento da Eucaristia está verdadeiramente presente Jesus Cristo, porque Ele mesmo o disse. Estas são as palavras usadas por Jesus Cristo: Isto é o meu Corpo: este é o meu Sangue.
Jesus Cristo instituiu o Sacramento da Eucaristia na última ceia que celebrou com seus discípulos, na noite que precedeu sua Paixão.
4. PENITÊNCIA OU CONFISSÃO
A Penitência, chamada também Confissão, é o Sacramento instituído por Jesus Cristo para perdoar os pecados cometidos depois do Batismo.
Jesus Cristo instituiu o Sacramento da Penitência no dia da sua Ressurreição, quando, depois de entrar no cenáculo, deu solenemente aos seus Apóstolos o poder de perdoar os pecados.
Jesus Cristo deu aos seus Apóstolos o poder de perdoar os pecados, soprando sobre eles, e dizendo: Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados, e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos.
5. UNÇÃO DOS ENFERMOS
A Unção dos Enfermos é o Sacramento instituído para alívio espiritual e também temporal dos enfermos em perigo de vida.
O Sacramento da Unção dos Enfermos produz os seguintes efeitos: 1º aumenta a graça santificante; 2º apaga os pecados veniais e também os mortais que o enfermo arrependido já não possa confessar; 3º tira a fraqueza e languidez para o bem, que fica, ainda depois de se ter alcançado o perdão dos pecados; 4º dá força para suportar pacientemente o mal, para resistir às tentações, e para morrer santamente; 5º ajuda a recuperar a saúde do corpo, se isso for útil à salvação da alma.
6. ORDEM SACERDOTAL
A Ordem é o Sacramento que dá o poder de exercitar os ministérios sagrados que se referem ao culto de Deus e à salvação das almas, e que imprime na alma de quem o recebe o caráter de ministro de Deus.
Chama-se Ordem porque consiste em vários graus, uns subordinados aos outros, dos quais resulta a sagrada Hierarquia.
Supremo entre eles é o Episcopado, que contém a plenitude do Sacerdócio; em seguida o Presbiterado ou Sacerdócio simples; depois o Diaconado e as Ordens que se chamam menores.
7. MATRIMÔNIO
O Matrimônio é um Sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, que estabelece uma união santa e indissolúvel entre o homem e a mulher, e lhes dá a graça de se amarem um ao outro santamente, e de educarem cristãmente seus filhos.
________
Referências Bibliográficas:
MARÍN, Antonio Royo. Ser o no ser santo: Ésta es la cuestión. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 2000.