A existência de Deus pode ser provada de cinco maneiras distintas.
[...]
4. A quarta se deduz da hierarquia de valores que encontramos nas coisas. Pois vemos que a bondade, a verdade, a nobreza e outros valores se encontram nas coisas. Numas mais e noutras menos. Mas esse mais e esse menos se dizem das coisas enquanto se aproximam mais ou menos ao máximo. Assim, quente se diz daquilo que mais se aproxima ao máximo calor. Há algo, portanto, que é muito verdadeiro, muito bom, muito nobre; e, em consequência, é o máximo ser; pois as coisas que são sumamente verdadeiras, são seres máximos. Em qualquer gênero, o máximo converte-se em causa do que pertence a tal gênero – assim o fogo, que é o máximo calor, é causa de todos os calores – do mesmo modo há algo que em todos os seres é causa de seu existir, de sua bondade, de qualquer outra perfeição. Chama-se Deus.
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4. A quarta se deduz da hierarquia de valores que encontramos nas coisas. Pois vemos que a bondade, a verdade, a nobreza e outros valores se encontram nas coisas. Numas mais e noutras menos. Mas esse mais e esse menos se dizem das coisas enquanto se aproximam mais ou menos ao máximo. Assim, quente se diz daquilo que mais se aproxima ao máximo calor. Há algo, portanto, que é muito verdadeiro, muito bom, muito nobre; e, em consequência, é o máximo ser; pois as coisas que são sumamente verdadeiras, são seres máximos. Em qualquer gênero, o máximo converte-se em causa do que pertence a tal gênero – assim o fogo, que é o máximo calor, é causa de todos os calores – do mesmo modo há algo que em todos os seres é causa de seu existir, de sua bondade, de qualquer outra perfeição. Chama-se Deus.
Fonte:
AQUINO, Santo Tomas de. Suma de Teologia, Tomo I, 4ª ed. Madri: Biblioteca de Autores Cristianos, 2001, p. 112.
AQUINO, Santo Tomas de. Suma de Teologia, Tomo I, 4ª ed. Madri: Biblioteca de Autores Cristianos, 2001, p. 112.